Orientação Profissional

A Psi Espaço Terapêutico oferece serviço de Orientação Profissional, que visa facilitar o processo de escolha da primeira profissão ou nos casos em que há necessidade de uma re-escolha, ou troca de profissão.

 

Orientação profissional para escolha de primeira profissão:

O processo de escolha profissional surge geralmente no final do Ensino Médio, quando o jovem começa a ser instigado pelos pais, amigos, parentes e professores qual curso irá escolher para estudar. Por conta das inúmeras possibilidades, das dúvidas que surgem frente a quais cursos irão garantir boa remuneração e/ou realização profissional, o jovem se vê em um período de conflito que pode conseguir resolver sozinho ou não. 

A orientação profissional busca auxiliar o jovem a realizar uma escolha mais esclarecida, a partir de uma tomada de autoconhecimento (quanto aos traços de personalidade, aptidões, habilidades e gostos pessoais), de um reconhecimento das influências que sofre (a família, a escola, o meio social e econômico, a religião e questões psicológicas) e de conhecimento quanto às diversas possibilidades de trabalho existentes no mercado. É proposto um espaço onde o jovem pode pensar junto com o psicólogo sobre quem deseja ser, até que possa tomar uma decisão que constitua um projeto de vida que faça sentido a ele e o inspire a seguir adiante.

Orientação profissional para uma re-escolha 

A orientação profissional também auxilia nos casos em que devido a uma não realização profissional, por o indivíduo não retirar prazer e/ou sustento da atividade escolhida, há o desejo de uma troca de profissão, e nos casos em que o jovem está na universidade e pensa em trocar de curso. Nesses casos busca-se trabalhar a questão da primeira escolha, entender o motivo de instatisfação e refletir sobre as possibilidades de novos cursos e vestibulares de acordo com os interesses.

Como funciona?

A orientação profissional é feita individualmente, e é constituída de 6 a 8 encontros em que são realizadas entrevistas, aplicação de testes e dinâmicas que servem como instrumentos de investigação a serem analisados pela psicóloga e trabalhados junto com o orientando.