Psicoterapia Individual

A Psi Espaço Terapêutico oferece serviço de Psicoterapia Individual a crianças, adolescentes, adultos e idosos.

As profissionais seguem em seus atendimentos a abordagem psicanalítica, que busca escutar e auxiliar o sujeito a partir de sua singularidade.

 

O que é a Psicoterapia Psicanalítica?

A Psicoterapia Psicanalítica tem por objetivo auxiliar o paciente a diminuir seu sofrimento psíquico e a ter uma melhor adaptação às circustâncias da vida. O paciente é convidado a falar abertamente, sem preocupação com julgamentos ou com vergonha do que irá dizer, pois o terapeuta está ali para escutá-lo e ajudá-lo a se conhecer a partir de sua própria singularidade.

Cada indivíduo é único, e as circunstâncias que o fazem procurar um atendimento psicológico podem ser as mais diversas. Angústia, sentimentos de tristeza, solidão, ansiedade, sintomas no corpo, dificuldades nos relacionamentos, são alguns exemplos. Independente da questão, quando há um interesse em se conhecer e compreender o que está acontecendo, a Psicoterapia Psicanalítica surge como uma possibilidade de auxílio na obtenção de compreensão interna e, a partir dela, de mudanças no modo de funcionar no dia a dia.

Muitas vezes repetimos comportamentos e pensamentos que podem nos trazer sofrimento, sem entender o porquê. Ou algum sentimento de angústia surge sem entendermos de onde ele vem. Algo pode sempre insistir em dar errado. A psicoterapia não oferece uma fórmula pronta, pelo contrário, o terapeuta irá convidar o paciente a pensarem juntos sobre o que está por trás dessas questões e a dar novos significados a sua própria história. Dessa forma, também desenvolve no paciente uma capacidade de fazer escolhas por si próprio, e a criar novas formas de lidar com as dificuldades que surgem na vida.